Brasil lidera produção mundial de soja sustentável

12 de dezembro de 2019
soja-615
Em 2018, foram produzidas mundialmente 4,5 milhões de toneladas de soja certificadas pela RTRS (Associação Internacional da Soja Responsável). Deste volume, 85% são de origem brasileira, o que posiciona o Brasil como líder mundial no cultivo sustentável da oleaginosa.

Segundo declara a entidade, 226 fazendas brasileiras são certificadas pela RTRS. A produtividade nessas propriedades é 11,5% maior que a média nacional.

O Maranhão é o estado brasileiro líder na produção de soja sustentável certificada pela RTRS. De acordo com a entidade, das 2,9 milhões de toneladas da oleaginosa cultivadas no estado em 2018, 30% (875 mil tons) foram certificadas com o selo de sustentabilidade. Cultivadas em 37 fazendas situadas principalmente na região sul do estado, essas lavouras ocupam uma área de 234 mil hectares,

Para obter e manter a certificação RTRS, as fazendas precisam ter, entre outros requisitos, gerenciamento de resíduos, práticas de gestão para reduzir o uso de agroquímicos, rotação de culturas (soja – milho – plantas de cobertura do solo), monitoramento em tempo real (plantio, colheita) para controle de cada hora de uso de máquinas e cada litro de agroquímico, por exemplo. Todas as propriedades são auditadas anualmente.

 

Fonte: Agronovas (06/12/2019).

Ilustração: Imagem de Євген Литвиненко por Pixabay


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade