Abisolo participa no Waste Expo Brasil no debate sobre o mercado de composto orgânico no Brasil

13 de novembro de 2019
watse-expo-615
O evento acontecerá de 12 a 14 de novembro na Expo Center Norte em São Paulo/SP. Na ocasião, a Abisolo estará representada pela Engenheira Agrônoma Katia Beltrame, que participará do Painel IX, com o tema “Mercado de Composto Orgânico no Brasil”, no dia 14.

A Waste Expo Brasil é conhecimento como o mais completo evento comercial no Brasil, reunindo durante 3 dias de Feira, gestores públicos e prefeituras de todo o país, representantes do ministério público e do governo federal, fabricantes de máquinas, veículos e equipamentos do Brasil e de outros países, operadores e concessionários de limpeza pública, as companhias de logística, transporte, tratamento, reciclagem e destino de resíduos sólidos urbanos.

O evento é voltado para o setor de limpeza pública e gestão de resíduos e, acontecem em conjunto com o mesmo o Senalimp (Seminário Nacional de Limpeza Urbana) e o Fórum Internacional Waste Brasil – também considerados 2 principais encontros técnicos do segmento.

A abertura oficial ocorrerá no dia 12 de novembro, às 10h30, e contará com a presença de representantes das principais entidades de classe do segmento, como a ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública), Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes) e Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana), além de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

No dia 14 de novembro, das 16h50 às 18h30, acontecerá o Painal IX que, contará com a participação da Engenheira Agrônoma Katia Beltrame, representando a ABISOLO e diversos outros representantes do setor. Confira o lineup deste dia:

 

Painel IX – Resíduos Orgânicos: Caminhos e Desafios da Compostagem

Mediador: Francisco Luiz Biazini Filho – REDERESÍDUOS

Painelistas:

  • Luiz Carlos Aceti Júnior – Aceti Advogados Ambientalistas – Tema: Legislação para Resíduos Orgânicos no Estado de São Paulo e no Brasil;
  • Mirna Suzin – Usina de Compostagem AgroDKV – Tema: Resíduo orgânico e sua importância ambiental agrícola e nutricional;
  • Katia Beltrame – ABISOLO – Tema: Mercado de Composto Orgânico no Brasil;
  • Luciana Caran – Envolve – Tema: Envolve: solução compostável para armazenar alimentos que substitui o filme plástico.

 

Confira o Minicurrículo dos Participantes no dia 14/11

Mediador

Francisco Luiz Biazini Filho – Sócio da REDERESÍDUOS é Doutor em Ciências pela USP – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares com o Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ENERGIA NUCLEAR PARA GERAÇÃO ELÉTRICA NO BRASIL (2014). Especialização em Gestão de Segurança da Informação pelo Instituto Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN/SP com o Título: OTIMIZAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE RISCOS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Metodologias para avaliação e análise de risco e tomada de decisão (2005). Graduação em Tecnologia em Processamento de dados pela Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil (2005 e 1990). Presidente da TRANSFORMA – COOPERATIVA DE TRABALHO EM SISTEMAS TECNOLÓGICOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS, Vice-Presidente do Instituto Dínamo de Desenvolvimento Sustentável. Vice-Presidente do Sindicato das Cooperativas de Produção do Estado de São Paulo. Vice-Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil. Conselheiro do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste. Conselheiro da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade. Membro do Observatório Nacional da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tem experiência na área de descontaminação de recursos hídricos, resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, lixo zero, reciclagem, resíduos sólidos e revalorização de resíduos.

 

Painelistas

Luiz Carlos Aceti Jr: Advogado e Professor de Pós-graduação; Especializado em Direito Empresarial Ambiental, Direito Agrário Ambiental, Meio ambiente do Trabalho e Direito Minerário.; Pós-graduado em direito de empresa; Mestrado em Direito Internacional com ênfase em Meio Ambiente e Direitos Humanos.; Diretor da Aceti Advocacia – www.aceti.com.br

 

Mirna Suzin – Engenheira de produção química formada pela FEI, pós-graduada em Marketing pela ESPM, Gestão do Conhecimento pela USP e mestre em Ciências dos Materiais pelo IPEN- USP. Atua a mais de 20 anos em projetos ambientais e a 15 anos em gestão de resíduos orgânicos. Responsável técnica pela usina de compostagem Agrodkv desde 2006 e Consultora pela empresa Conhecer.

 

Eng. Agr. Katia Goldschmidt Beltrame: Diretora Técnica da MK2R, com mais de vinte anos de experiência em projetos de compostagem de grandes volumes. Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo; Mestrado em Microbiologia Agrícola pela mesma Instituição de Ensino. Fundadora da ABISOLO (www.abisolo.com.br) onde assumiu diversos cargos, entre eles, Diretora Técnica de Fertilizantes Orgânicos (compostagem), Diretora Técnica de Meio Ambiente e Vice-Presidente, entre 2004 e 2014.

  • É coautora no livro: “Gestão de Resíduos – Valorização e Participação” (Editado pela UNESP)., ZGestão de Resíduos na Agricultura e Agroindústria” (Editado pela FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais).
  • É coautora nos livros: “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos: transferência de experiência entre a Alemanha e o Brasil” (Editado pela Technische Universität Braunschweig).

 

Luciana Caran – Empreendedora serial, com uma sólida carreira como executiva, Luciana sempre construiu pontes e procurou perceber as necessidades do ambiente para buscar soluções criativas, o que a trouxe à luta ferrenha contra o desperdício. Formada em Comunicação Social pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, tornou-se ainda especialista em marketing e comunicação digital. Atualmente, além de dirigir a Envolve, startup de tecidos encerados, é multiplicadora regional do NEC (Núcleo de Economia Circular), coordenadora do Grupo de Trabalho “Orgânicos: Produção, Aproveitamento e Destinação” na Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) e multiplicadora do NEC – Núcleo de Economia Circular de São Paulo.

 

Para mais informações, acesse www.wasteexpo.com.br

 

Fonte: Waste Expo Brasil (13/11/2019).


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade