Extrato de algas marinhas auxilia no aumento da produção e resistência a pragas no arroz

6 de setembro de 2019
carragenina-ou-carragena-e154936277056
O extrato de Algas Marinhas Vermelhas, Carragenina, que já é amplamente utilizado na indústria de alimentos como aditivo, agora foi processado com sucesso para utilização agrícola como Fertilizante Foliar e deverá contribuir no aumento da produção de arroz e na resistência a pragas.

O Instituto Filipino de Pesquisa Nuclear do Departamento de Ciência e Tecnologia (DOST-PNRI), liderada pelo Dr. Lucille V. Abad, lançou no último final de semana no Central Luzon, o produto Carrageenan Plant Growth Promoter (PGP) para aplicações agrícolas, depois de comprovada a sua eficácia em diferentes sistemas de cultivo de arroz. O produto já está disponível para revenda em todo o país em empresas, cooperativas, etc.

A Autoridade de Fertilizantes e Pesticidas (FPA) certificou o Carragena PGP para comercialização para a cultura do arroz, com expectativas de ampliar sua aplicação em outras culturas. A dosagem ideal recomendada foi de 9 l/ha, podendo ainda ser aplicado juntamente com fertilizantes convencionais.

 

Sobre o Carrageenan Plant Growth Promoter (PGP)

A Carragenina é um polímero natural extraído de algas vermelhas utilizada principalmente como aditivo alimentar por suas propriedades de gelificação, espessamento e estabilização.

Através da irradiação, os cientistas do DOST-PNRI desenvolveram o PGP a partir da Carragenina utilizando o sistema de manuseio de líquidos fabricado nas instalações de irradiação de feixes de elétrons da PNRI.

Através do processamento de radiação, a Carragenina foi modificada em um promotor eficaz para a planta. Foi comprovado que este promotor de crescimento contém micro e macronutrientes essenciais que ajudam no crescimento de culturas como o palay (arroz pré-descascado), o amendoim e o feijão mungo.

O PGP foi financiado pelo Conselho Filipino de Agricultura, Pesquisa e Desenvolvimento para Recursos Aquáticos e Naturais e testado em cooperação com o Centro Nacional de Proteção de Cultivos da Universidade das Filipinas-Los Baños.

Abad relatou que a tecnologia foi resultado de um estudo de quase 10 anos de testes em 7 regiões. Os testes piloto para os efeitos positivos da Carragenina foram inicialmente realizados na cidade de Pulilan, em Bulacan. Mais tarde, isso foi expandido para 5.000 hectares em sete regiões para testes de verificação.

A fórmula foi definida para testes de campo pelo Departamento de Agricultura (DA) no período de 2015 a 2019 para cobrir várias províncias de Luzon, Panay Island, Zamboanga e Davao, em uma área de cerca de 35.000 hectares de terras agrícolas. Os agricultores podem maximizar o rendimento potencial de suas culturas ao usar o PGP em conjunto com métodos agrícolas mais eficientes e com o tempo adequado.

Em outras culturas como feijão mungo, amendoim, vegetais folhosos, milho, cana-de-açúcar e banana, também estão sendo submetidas a testes de campo do PGP, onde os resultados mostraram um aumento no rendimento em cerca de 35% para o mungo e cerca de 40% no amendoim.

Segundo o Dr. Abad, foi comprovado que a fórmula aumenta a produção de arroz em até 30%, em comparação com a produção das práticas comuns dos agricultores.

Ela disse que o promotor de crescimento se encaixa bem no modelo mais inteligente de produção de arroz, que promove o uso de transplantes mecânicos de arroz, sementes híbridas e o uso de promotores de crescimento de plantas.

Foi comprovado que a Carragena também torna as colheitas mais resistentes à ferrugem e às infestações causadas pelo vírus do tungro, além de fortalecer os extensos sistemas radiculares das culturas, que podem suportar melhor os efeitos da acomodação durante os tufões.
O PGP também teve o efeito de afastar pragas nocivas sem prejudicar insetos e artrópodes que são naturalmente benéficos para as culturas. O PGP não apenas aumenta o número de cavans, como também torna cada cavan mais pesado e cheio de arroz. Com o PGP, os agricultores poderiam ganhar até P16.000 adicionais, um aumento de renda em mais de 19%.

 

A produção de algas marinhas no impacto na luta contra as mudanças climáticas 

Mais do que apenas melhorar o rendimento e as características agronômicas das plantas, os cientistas também estão empurrando os limites dos efeitos benéficos da Carragena PGP, principalmente se ela pode ajudar as culturas a sobreviver em condições adversas, que se tornam cada vez mais prováveis devido a mudanças climáticas, bem como desastres naturais.

O uso de Carragenina como componente de fertilizante agrícola tem um impacto positivo na já florescente indústria de algas do país. De fato, o país é o maior produtor de Carragenina industrial, onde as algas cultivadas produzem cerca de 80% da oferta mundial. Somente em 2011, as vendas globais de Carragenina foram estimadas em US $ 640 milhões.

Os benefícios ambientais da produção de algas também são significativos, pois deixam apenas um impacto ambiental mínimo e até diminuem a crescente concorrência pelo acesso à terra e à água doce. As algas, à medida que crescem, decompõem os poluentes ambientais.

As fazendas de algas também fornecem um refúgio seguro e áreas de viveiro para peixes jovens e crustáceos, o que prova que o cultivo de algas marinhas é ecológico. E com a mais nova aplicação do uso do extrato de algas marinhas para uso agrícola, a produção de algas marinhas pode experimentar outro impulso com efeitos positivos na agricultura convencional e no meio ambiente.

 

Fonte: Sun Star (02/09/2019).


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade