Clima gera recuperação de preço da soja nos EUA

14 de agosto de 2019
Plantação de soja. Foto: José Gomercindo/Arquivo ANPr
Tempo pesa no saldo positivo dos EUA, com um volume que cairia ao redor de 100 mil toneladas.

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (13/08) alta de 9,50 pontos no contrato de setembro/19, fechando em US$ 8,7625 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 9,25 e 10,50 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram uma sessão de recuperação de preços no mercado norte-americano de soja, com preocupação com o clima e demanda chinesa.

O clima estaria se fazendo sentir no saldo positivo dos EUA com um volume que cairia ao redor de 100 mil toneladas. De todas as formas, a perda de dinamismo na demanda da China gera preocupação”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, a soja encontrou espaço para boas altas na CBOT com impulso positivo vindo do adiamento das novas tarifas norte-americanas sobre alguns produtos chineses.

O movimento do governo Trump foi suficiente para trazer novas esperanças de que as negociações entre os dois países sejam retomadas, o que poderá atrair a demanda chinesa sobre a soja do país. Os efeitos da Febre Suína Africana na China seguem preocupando, e uma reposição no rebanho do país deve levar alguns anos para ser concretizada”.

Com isso, nossas projeções de importação chinesa de soja na Safra 2019/20 são de apenas 80 milhões de toneladas, longe do recorde de 94,1 milhões registrado em 2018. Já o mercado de milho, principal impactado pelo relatório de ontem do USDA, deu continuidade ao movimento negativo, perdendo mais 12 pontos na sessão de hoje, em meio a liquidação dos fundos investidores. Até que mais números sejam divulgados, uma nova onda altista para as cotações do milho dependerá necessariamente de um agravamento nas condições climáticas nos EUA”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

 

Fonte: Agrolink/Leonardo Gottems (14/08/2019).


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade