Grupo Multissetorial vai auxiliar na gestão dos resíduos sólidos

19 de junho de 2019
dsc00578-1024x683
Efetivar as políticas públicas, com foco na regionalização e em novas rotas tecnológicas para o tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos. Esse é o compromisso do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) instalado pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido, na quarta-feira, 12 de junho, na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

No cenário atual, o Estado de São Paulo produz 40.774 ton/dia e 32% são materiais recicláveis e apenas 0,6% é destinado à reciclagem, de acordo com o Relatório de Qualidade Ambiental 2018 (IQR).

A cada dia produzimos mais lixo. Então, precisamos nos antecipar para resolver a questão dos resíduos. Novas metodologias, ações de educação ambiental e conscientização devem ser compartilhadas com todos os prefeitos e parceiros. A SIMA será o agente facilitador e garantidor para tornar as novas ideias efetivas”, destacou Marcos Penido.

O trabalho do Comitê está estabelecido em torno de seis eixos: Revisão do Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (PERS); Regionalização e Consórcios; Logística Reversa, Coleta Seletiva e Ação Social; Planejamento e Controle de operações em Aterros Sanitários; Inovação Tecnológica para tratamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental e Comunicação.

Definidos os temas que precisam ser trabalhados, o coordenador executivo do CIRS José Valverde Machado Filho explica que os grupos estão encarregados de propor soluções e alternativas para cada um deles.

 Comitê tem papel de governança para concepção e aprimoramento da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos no estado”, reforçou.

De formação multissetorial, o CIRS é composto por 28 membros, entre titulares e suplentes, da SIMA, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Sabesp, DAEE e Emae. O Comitê conta com um Grupo Gestor com as atribuições de indicar medidas para aprovação e implementá-las, quando for o caso, e de apresentar relatórios das atividades desenvolvidas.

 

Fonte: Infraestrutura Meio Ambiente (13/06/2019).


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559