O lixo nosso de cada dia

17 de maio de 2019
41ef354e-309f-4e26-86ef-ca05fc4f6f46
A Abisolo, representada pela Kátia Beltrame, participará do evento que irá reunir especialistas para discutir propostas inovadoras na gestão de resíduos em São Paulo.

Cerca  de  20  mil  toneladas  de  lixo  são  geradas  diariamente  na  capital paulista, mas só 7% desse total é reciclado. Estima-se que em 10 anos a capacidade dos aterros se esgote.

Para  apresentar  novas  soluções  para  estes  e  outros  desafios  da  gestão de resíduos na cidade e dar visibilidade aos agentes públicos, ativistas e empreendedores que  mostram  boas  práticas  no  setor,  o  Encontro Municipal Lixo Zero reúne especialistas no próximo dia 28 de maio, na Unibes Cultural.   

Com o tema “O Lixo Nosso de Cada Dia”, o evento vai ocupar o teatro e o terraço da instituição com cases bem-sucedidos de empreendedorismo social, novas tecnologias e economia circular, em abordagens que interessam tanto aos  cidadãos quanto a  empresas e  poder público. Redução, reuso, reciclagem, compostagem, tecnologia, engajamento e design: todos esses temas estarão presentes.   

Será uma oportunidade única de entender como vamos solucionar esse grande  problema  e  ainda transformá-lo em bons  negócios,   que reuniremos quem mais entende do assunto”, explica Flávia Cunha, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, um dos organizadores do encontro.

 Três painéis acontecem no teatro:

  • Soluções para a cidade e seus cidadãos; 
  •  Economia Circular: muito além da reciclagem;
  •  Inovação: como as novas tecnologias mudam o cenário dos resíduos.

 No terraço, a experiência O Lixo Nosso de Cada Dia apresenta alternativas para gerirmos corretamente os resíduos de nossas casas, empresas e bairros. 

As rodas de conversa completam a programação, possibilitando o diálogo aberto sobre resíduos gerados pelo mercado da  Cosmética; empreendedores que mudaram suas vidas para atuar com resíduos; catadores e movimentos periféricos, para quem o resíduo é solução; e estratégias de  engajamento para sustentabilidade e  regeneração do planeta.  

Dentro dessa última proposta, acontecerá o lançamento do Desafio do Vidro, com iniciativas para envolver população, comércio e indústria no encaminhamento desse material, que dura cerca de um milhão de anos e    é   infinitamente   reciclável,   porém   ainda   não   é   encaminhado corretamente em São Paulo. 

O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Casa Causa, com o apoio da ABRAPS Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, da Unibes Cultural e das organizações Móveis Breton, Escola da Cidade, Slow Market BR e Rádio Vozes, com patrocínio Nespresso.

 

Confira a programação completa e link para inscrição no http://bit.ly/ELZ_SP2019

 

Serviço:

 Encontro Municipal Lixo Zero: O Lixo Nosso de Cada Dia.

Data: 28 de maio das 09h (cadastramento) às 18h30

Local: Unibes Cultural: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo. 

 Grátis. 

 

 


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade