Usina de metano em Falkenhagen fornece gás natural sintético

3 de abril de 2019
gas-natural-home
Depois que a usina termoelétrica de Falkenhagen, em Brandemburgo, foi ampliada em um estágio de metanação em maio de 2018, o gás natural sintético (obtido do metano) foi recentemente alimentado na rede de gás natural.

Isso permitiu que os parceiros do projeto de pesquisa internacional STORE & GO demonstrassem a viabilidade técnica do processo de energia para o gás através da metanação, usando eletrólise, para alimentar o gás “verde” na rede de gás natural. Até agora, o hidrogênio puro foi alimentado na rede de gás natural da usina termoelétrica a gás em Falkenhagen. A planta produz-se a 1400 m3 por dia de metano sintético (SNG), o que corresponde a aproximadamente 14.500 kWh de energia. Com essa quantidade de energia, 200 carros de GNV de classe de golfe poderiam dirigir cerca de 150 km/dia. A metanação é projetada para operação contínua.

Para produzir o metano verde, o hidrogênio regenerativamente produzido é convertido em gás natural sintético (metano), com CO2 em uma usina de bioetanol. O calor gerado durante o processo também é usado pela planta vizinha.

O metano verde pode dar uma importante contribuição para o sucesso da transição energética no futuro. A energia eólica e solar estão sujeitas a flutuações naturais em sua disponibilidade, o que pode levar ao desligamento de plantas nos horários de pico. Portanto, um grande potencial para o fornecimento de eletricidade natural e barata pode ser perdido. O metano verde preenche esta lacuna e pode ser usado de muitas maneiras, como para gerar calor e eletricidade em usinas de energia e como matéria-prima para a indústria química. Ao mesmo tempo, o uso irrestrito da infraestrutura de gás natural existente abre novas oportunidades para o transporte e armazenamento de energia gerada a partir de fontes renováveis. A energia armazenada está sempre disponível quando necessário, mesmo quando o sol e o vento não estão disponíveis na extensão necessária.

 

Fonte: World Fertilizer (02/04/2019).


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade