Maior mina de Cobre do mundo pode entrar em greve

8 de agosto de 2018
16-marz-Minera-Cerro-Colorado-en-Tarapaca-bhp-billiton-diario-nortino-areaminera-660x330-e1529586804813
Os dois lados definiram a agenda da última rodada de negociações na terça-feira, depois que a empresa solicitou na segunda-feira a mediação liderada pelo governo poucas horas antes de os trabalhadores sindicalizados ameaçarem deixar o cargo.

Eles (BHP) ainda não mudaram sua estratégia, eles acham que com um bônus eles podem comprar nossos benefícios (de contrato)”, disse Carlos Allendes, um porta-voz do sindicato, à Reuters na terça-feira antes de iniciar conversas na cidade costeira do Norte. Antofagasta, perto da mina.

A BHP se recusou a comentar o primeiro dia das negociações lideradas pelo governo, que devem continuar até 13 de agosto.

Uma greve começará em 14 de agosto, se não houver acordo, embora as negociações possam ser prolongadas por mais cinco dias, se ambos os lados concordarem.

Eles precisam mudar suas perspectivas. [para nós] não é uma questão de dinheiro agora. É uma questão de benefícios a longo prazo”, disse Allendes em uma entrevista por telefone.

O ministro do Mineração do Chile, Baldo Prokurica, disse na terça-feira que a decisão da empresa de optar pela mediação do governo é “boa notícia” e pediu às partes que cheguem a um acordo para o “bem do país”.

No ano passado, uma greve de 44 dias na mina abalou os mercados globais de cobre e desacelerou o crescimento econômico no país sul-americano, que é o maior produtor de cobre do mundo.

Os preços do cobre subiram ligeiramente na terça-feira, na esperança de que a China aumente os gastos em projetos de obras públicas depois de vários dias de perdas em meio a uma crescente disputa comercial entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais.

A Escondida produziu 925 mil toneladas de cobre em 2017.

Fonte: Reuters (07/08/2018)


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade