No Paraná, atraso na entrega dos fertilizantes da safra 2018/19 chega a 40%

26 de junho de 2018
soja7-e1530020030393
No estado do Paraná a entrega de fertilizantes chega à apenas 60%, fazendo com que não tenham novos fechamentos de contratos. A comercialização da safra segue atrasada.

No estado do Paraná, os produtores rurais estão preocupados com os atrasos na entrega dos fertilizantes para a safra de verão 2018/19 que chegam a 40% devido aos impasses com o tabelamento de preços mínimos para os fretes. Diante desse cenário, a comercialização da safra atual também segue travada.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Paraná (Aprosoja/PR), José Eduardo F. Sismeiro, são os agricultores que estão pagando pelo os novos preços mínimos para os fretes e com isso os custos de produção aumentaram.

Nós não concordamos, pois já temos uma margem muito pequena de lucro. É preciso dizer que não somos contra os caminhoneiros, mas que o observamos é que as transportadoras é que estão ficando com os custos dos fretes”, afirma.

Cerca de 20 dias atrás, os produtores rurais não conseguiram fechar novos contratos futuros em função da alta do dólar e da indefinição para os preços dos fretes.

Hoje, nós estamos com um dólar um pouco mais baixo e com a Bolsa de Chicago em queda com US$ 9,00 por bushel. Então, nós perdemos esse time de venda”, destaca.

Em relação à armazenagem, a liderança salienta que ainda não conseguiram escoar a safra da soja comercializada e que os navios atracados nos portos ainda precisam desembarcar os fertilizantes e embarcar da safra da soja.

O transporte é um elo muito importante da cadeia produtiva, por isso temos que encontrar uma maneira para que todos possam lucrar”, comenta.

Atualmente, a comercialização futura da safra está atrasada em 50% se comparada ao mesmo período da temporada passada no estado.

Eu acredito que boa parte dos produtores não fizeram o travamento dos preços neste ano”, finaliza.

Fonte: Notícias Agrícolas (25/06/2018)

 


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade