Mercado de Cobre pode ter excesso de oferta em 2018.

25 de junho de 2018
caracteristicas-del-cobre-a-655x368-e1529929171462
Em 2017, o cobre alcançou seu maior valor nos últimos 4 anos, devido a alta e crescente demanda nos mercados de construção civil, infraestrutura e carros elétricos. Já esse ano, espera-se que ocorra uma correção para baixo dos preços, devido a um excesso de oferta.

Acompanhar o mercado mundial do cobre sobre o ponto de vista da indústria de fertilizantes é importante uma vez que o mercado dos fertilizantes a base de cobre é influenciado pelas variações nos preços das matérias primas utilizadas em sua composição ou no preço dos minérios. Nas plantas, o cobre desempenha papel fundamental em processos como a fotossíntese, respiração e lignificação. A principal forma de utilização do cobre na adubação é como Cloreto de cobre em fertirrigação e como Sulfato de Cobre via solo.

O Brasil não é um dos maiores produtores de cobre do mundo e a maior empresa brasileira é a Vale. No primeiro trimestre de 2018 a empresa produziu 66.200 toneladas de Cobre e espera-se aumento na produção nos próximos trimestres. Em 2017, 100% da demanda nacional de Sulfato de Cobre foi produzida no Brasil.

Em 2017 o preço do cobre chegou ao seu maior valor nos últimos 4 anos, aumentou 30% devido à tendência de déficit do metal em razão da intensa demanda ligada ao mercado de construção civil, infraestrutura e o crescente mercado de carros elétricos, sendo a China o principal mercado consumidor.

Apesar disso, no início do ano, o preço do cobre caiu devido ao recuo do dólar, às baixas negociações chinesas e aos temores de desaceleração do consumo chinês. Segundo o International Copper Study Group, até o final do ano é esperado que ocorra uma correção dos preços para baixo devido a um excesso de 43 mil toneladas no ano. Porém o mercado do metal é muito volátil e esse excesso de demanda pode ser comprometido devido ao fechamento de uma fábrica de fundição de cobre na Índia e a retomada das negociações trabalhistas da BP Billiton na mina Escondida no Chile a maior mina mundial. Uma greve como a ocorrida no ano passado poderá comprometer fortemente a oferta.

Fonte: GlobalFert exclusivo para Abisolo (25/06/2018)


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade