Perspectiva de receita positiva deve elevar área cultivada de soja em 18/19

25 de julho de 2018
sojablog-e1529412286391
Apesar do cenário de incerteza gerado por tabelamento do frete e guerra comercial entre China e Estados Unidos, o crescimento do plantio da oleaginosa pode variar entre 3% e 4% na safra atual

Apesar do cenário de incerteza gerado pelo tabelamento de fretes e pela guerra comercial entre China e Estados Unidos, a área cultivada com soja no Brasil deve crescer entre 3% e 4% na safra 2018/2019 ante o ciclo anterior, quando somou 32 milhões de hectares. A perspectiva de uma receita positiva, ainda que menor que a de anos anteriores, deve dar amparo à aposta do produtor na oleaginosa.

Se não fossem esses dois fatores, o aumento seria ainda maior”, afirmou nesta segunda-feira (23) o analista de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Junior, durante o Global Agribusiness Fórum (GAF 2018), que reuniu lideranças do setor na capital paulista.

Ele explica que uma parte da renda do produtor neste ano vai ser engolida por um custo maior devido ao aumento do valor do frete e também do dólar, que amplia os custos dos insumos como fertilizantes e defensivos.

França Junior salienta, porém, que o aumento do valor dos prêmios pagos pela soja nos portos amorteceu o prejuízo com a queda em Chicago e que os preços ainda estão superiores aos pagos um ano atrás. Para ele, a cotação do dólar está favorável.

Desde que começou o embate entre China e EUA, os preços da soja brasileira no mercado externo caíram entre 20% e 25%, embora a queda da cotação em Chicago tenha sido superior a isso.”

Fonte: DCI (24/07/2018)


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559


Categorias






2019 Abisolo- Todos os direitos reservados – Política de Privacidade