Conab prevê redução de meio por cento na área de trigo no RS

12 de julho de 2018
wheat-field-640960_640
Levantamento mostra que recuo será menor do que se projetava no início do ano, em razão da recuperação dos preços do cereal

Com o plantio do trigo chegando ao final – na semana passada, somava 88% da área total prevista, o espaço dedicado à principal cultura de inverno no Estado vai ficando mais definido. Ontem, no 10º levantamento de safras, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou pela primeira vez revisão sobre 0s 699,2 mil hectares semeados em 2017. Pelo estudo apresentado, estima-se redução de 0,5% para este ano, com área de 695,7 mil hectares para o cereal. Um panorama bem diferente do início do ano, quando os resultados negativos da safra anterior ainda causavam desestímulo, fazendo agricultores e entidades projetarem redução de até dois dígitos.

É uma redução pequena.” observa José Bicca, superintendente regional da Conab no RS, em relação ao dado atual.

Coordenador técnico da Câmara Setorial do Trigo da Secretaria da Agricultura, Altair Hommerding, observa que há, inclusive, tendência de que a área possa até passar a do ano passado:

Se imaginva que fosse reduzir mais. Com a elevação do preço do trigo, no entanto, muitos produtores decidiram rever o plantio.”

Ele acrescenta que não existe espaço para reduzir muito mais área do que em relação ao espaço da safra passada – a menor área cultivada no RS desde 2001. Para evitar deixar o produtor à mercê de ingredientes como clima e mercado, uma das soluções buscadas é a de segregação do cereal.

No país, a safra de grãos (incluindo a produção de verão), foi estimada em 228,5 milhões de toneladas, redução de 3,9% ante a safra passada, ainda assim a segunda maior da história.

Fonte: Gauchazh (10/07/2018)


Sobre

A Abisolo, Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, foi fundada em março de 2003 com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da sustentabilidade e produtividade agrícola brasileira.


Av. Paulista, 726 – Ed. Palácio 5ª Avenida Cj 1307 – Bela Vista

(11) 3251.4559